Personagens

                                                                  Son Goku



Son Goku (em japonês: 孫 悟空 Son Gokū?, também conhecido apenas como Goku) é um personagem fictício e o protagonista da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Sua primeira aparição ocorreu em 1984, no primeiro capítulo do mangá Dragon Ball, publicado na revista Weekly Shōnen Jump. Goku é inspirado em Sun Wukong[2], personagem principal do romance Jornada ao Oeste. Porém, Toriyama mudou algumas de suas características para ser mais original. Goku é apresentado como um menino estranho com rabo de macaco e força sobre-humana. Conforme a história se desenrola, é revelado que ele descende de uma raça fictícia chamada Saiyajins, os mais fortes guerreiros do universo da franquia.
Criação e concepção
Goku foi baseado em um do primeiros personagens de Toriyama chamado Tanton, o protagonista da série



CRIAÇÃO



Dragon Boy[3]. Nessa história, a principal característica física de Tanton era um par de asas. Quando Akira decidiu criar Dragon Ball, ele usou o romance Jornada ao Oeste de Wu Cheng'en como inspiração. O nome adotado por Toriyama para a personagem é a romanização do japonês 孫悟空 (Sun Wukong), que é a personagem central da história. Para ser criativo com o personagem, Toriyama declarou que ele projetou Goku para ser um garoto humano com um rabo de macaco, em vez de ser um símio completo como Sun Wukong. Ele deciciu fazer isso por que o rabo seria visível até mesmo quando Goku tentava escondê-lo[3]. Apesar de Goku ser tratado como uma pessoa de outro planeta, Toriyama tinha inicialmente a idéia de fazer dele um terráqueo, mas, com a introdução de novos lutadores de outros planetas, foi mais tarde estabelecido que Goku é um Saiyajin.
A fim de avançar a história mais rápido, Toriyama deu a Goku a habilidade de se teletransportar para qualquer planeta em apenas alguns segundos[4].
Toriyama explicou que o uniforme keikogi de Goku é modelado através das vestes usadas pelos monges shaolins da China, sendo que ele queria que Dragon Ball assumisse um "toque" chinês[5]. Durante a evolução inicial do mangá, vários leitores comentaram que Goku era bastante simples, de modo que o autor mudou sua aparência e adicionou diversos personagens como o Mestre Kame e Kuririn, então criou torneios de artes marciais para fazer a mangá mais baseado em combates. Desde que foi comentado que Goku certamente venceria o torneio, Toriyama o fez perder nos dois primeiros, e vencer somente o terceiro em que participara.
Com o fim da Saga Cell, no volume 35, Gohan foi concebido para substituir o pai como o principal protagonista, mas Toriyama acabou por pensar que Gohan era inadequado para isso, então ouve a Saga Boo.



APARÊNCIA



Goku é geralmente reconhecido por seu estilo único de cabelo, que nunca muda, exceto em suas formas Super Saiyajin, em que seu cabelo muda de cor e tamanho com base no nível. Na Saga Cell, Vegeta explica que os puros Saiyajins nascem com um penteado que permanecerá do mesmo jeito pelo resto da vida[6]. Devido à sua devoção à Terra, Goku prefere se vestir com um uniforme da tartaruga, e recusa todas as ofertas para utilizar as roupas de batalha usadas pelos Saiyajins, devido ao fato de que ele se auto considera um Saiyajin que foi criado como humano[7]. Contudo, ele veste uma das armaduras Saiyajins feita por Bulma, durante seu treinamento com Gohan na Morada do Tempo, em virtude de ficar mais poderoso para enfrentar Cell[8]. Em sua infância, Goku foi introduzido pela primeira vez vestindo um uniforme azul com pulseiras vermelhas e uma faixa branca amarrada em uma curva[9]. Assim que começa seu treinamento com Kame, ele recebe seu uniforme da tartaruga, laranja, com pulseiras azuis e uma faixa preta amarrada em um nó, e depois de seu treinamento com Kami-Sama, acrescenta a camiseta azul por baixo do uniforme as, botas azuis com uma listra vermelha e um cinto azul. Goku também é visto frequentemente a usando o kanji de seus mestres na frente e no verso de seus uniformes, o primeiro kanji sendo de Kame (em japonês: ? "Tartaruga")[10], o segundo de Kaioh (em japonês: 界王? "Rei dos Mundos")[11] e o terceiro, sendo seu próprio kanji, Go (em japonês: ,significando "sabedoria" ou "iluminação"?)[12]. Eventualmente, ele deixa de usar um kanji[13] e também usa uma cinta de ceda azul no lugar do cinto. Até o final do mangá, Goku é mostrada vestindo um novo traje composto de uma camisa azul aberta, calças cinza e pulseiras laranja e caneleiras[14]. Em Dragon Ball GT, sua aparência inteira foi renovada, com ele vestindo uma camisa azul dobrável, calça amarela, pulseiras cor de rosa, e caneleiras brancas, assim como uma pele mais bronzeada[15].






                                                                         Bulma


Bulma (em japonês: ブルマ Buruma?) é uma personagem fictícia do mangá Dragon Ball criado por Akira Toriyama, e também das adaptações em anime de tal publicação. Bulma faz sua primeira aparição no capítulo Bulma e Son Goku (em japonês: ブルマと孫悟空 Buruma e Son Gokū?), publicado pela primeira vez na revista Weekly Shonen Jump em 3 de dezembro de 1984.[1] Originalmente uma das personagens principais da trama juntamente com o protagonista Goku, seu papel diminui conforme a série avança, mas mantém sua posição como personagem coadjuvante durante o resto do enredo. Bulma é filha do Dr. Briefs, o fundador da Corporação Cápsula, uma empresa fictícia que produz cápsulas para armazenamento de objetos. Assim como seu pai, Bulma é uma cientista brilhante, além de inventora e engenheira.
As invenções de Bulma têm grande importância em certos pontos da série. Suas criações de maior destaque são um aparato que permitia que ela encolhesse, uma máquina do tempo que trouxe seu filho Trunks ao passado em Dragon Ball Z e um gerador que possibilitou que seu marido Vegeta alcançasse o nível Super Saiyajin 4 em Dragon Ball GT.


ORIGEM DO NOME


Bulma é uma paródia direta da personagem Xuanzang de Jornada ao Oeste. Apesar de tal personagem ser um monge, o nome japonês de Bulma, "Buruma", é o nome de uma famosa marca de shorts femininos para ginástica no Japão. O nome "Bulma" faz referência à palavra "bloomers", outro tipo de shorts femininos bastante popular no início do século 20.
Assim como a maioria dos personagens da série Dragon Ball, o nome de Bulma é consistente com os do resto de sua família. Seu sobrenome é "Briefs", uma espécie de roupa de baixo. Todos os familiares de Bulma possuem nomes referentes a roupas de baixo


Aparência


A aparência de Bulma no anime é levemente diferente da do mangá. No mangá, seu cabelo é de cor lilás, enquanto no anime tem cor turquesa. Bulma altera frequentemente seu corte de cabelo e vestimentas, e assim não tem uma aparência tão estável quanto a de outros personagens da série.


                                                                         Kuririn


Kuririn era um monge que começou a lutar no templo aos dois anos de idade, por ser mais novo sofria na mão dos seus colegas. Quando se tornou mais velho decidiu treinar com Mestre Kame, ao lado de Goku. No início dos treinamentos tinha-o como rival, mas depois torna-se o melhor amigo de Goku.
Na fase Dragon Ball foi morto por Piccolo Daimaoh, logo após a vitória de Ten Shin Han no torneio de artes marciais sobre Son Goku. No torneio seguinte encontra-se com Piccolo, filho de Piccolo Daimaoh. E é derrotado por ele no torneio.
Em Dragon Ball Z, treinou com seus companheiros e ajudou na luta contra os Saiyajins. Algum tempo depois, viajou com Bulma e Gohan até Planeta Namekusei, para buscar as Esferas do Dragão. Kuririn e Gohan se aliam com Vegeta para enfrentar as Forças Ginyu e o terrível Freeza. Sua morte na luta contra Freeza fez com que Goku, tomado de uma ira incontrolável, se transformasse em Super Saiyajin pela primeira vez.
Depois disso, Kuririn foi ressuscitado pela segunda vez pelo Dragão Porunga. Kuririn também esteve presente na luta contra os Andróides e Cell, mesmo sendo muito mais fraco que este.Depois da vitória contra Cell, Kuririn se casou com a Andróide #18, com quem teve uma filha chamada Marron.
Na fase Majin Boo, embora não tenha participado de muitas lutas, pode-se perceber que o nível de Kuririn aumentou bastante, visto que ele treinou com a Andróide #18, tornando-muito forte, fato mostrado quando Kuririn ataca Super Boo, quando este o transforma em chocolate. Além disso ele e Yamcha vão treinar no além, e chegam até a lutar com Kid Boo.
Apesar de não ser um lutador tão forte, comparando-se aos outros guerreiros de Dragon Ball, é rápido e esperto, de grande utilidade em horas difíceis.
Kuririn sempre ajudou Goku e os seus amigos em todos os combates.


                                                                  Piccolo


Piccolo (em japonês: ピッコロ Pikkoro?), conhecido como Coraçãozinho de Satã em Portugal, é um personagem fictício da franquia Dragon Ball, de autoria de Akira Toriyama. Piccolo faz sua primeira aparição como a reencarnação do vilão Piccolo Daimao no capítulo 167 do mangá, O problema no Tenkaichi Budokai (em japonês: 波乱の天下一武道会 Haran no Tenkaichi Budōkai?) publicado originalmente em 1988 na revista Weekly Shonen Jump[2], fazendo dele um demônio e rival do protagonista da série, Goku. Porém, mais tarde se revela que ele descende da raça alien Namekuseijin. Piccolo é tratado como sendo do sexo masculino, mas como é um Namekuseijin, na verdade não tem sexo. Após ser derrotado por Goku, ele se une ao mesmo para conseguir derrotar novas ameaças. Ele também treina o primeiro filho de Goku, Gohan, e os dois formam uma ligação muito forte.


                                                                      Gohan


Gohan é calmo, inteligente e estudioso, sem mencionar sua incrível força e habilidade em lutas. No início era um garoto chorão e retraído: nunca sentia prazer em lutar, ao contrário do seu pai, que adora enfrentar inimigos mais fortes. O poder de Gohan só é liberado em momentos de fúria, quando seus amigos ou alguém que ele gosta está em perigo. Isso o faz enfurecer e interferir na luta, mesmo quando não há possibilidade de vencer, pois Gohan sente-se responsável pela proteção de seus entes queridos. Na saga de Cell, quando Goku sacrifica sua vida em vão para derrotar Cell, que acaba reaparecendo mais forte do que nunca, Gohan pensa em desitir da luta, mas seu pai, por telepatia, diz-lhe para nunca desistir, pois seu dever é proteger a Terra. A partir daí, Gohan demonstra que é capaz de sacrificar sua vida para proteger tudo o que ele mais ama no mundo. Quando Goten nasce, Gohan sente-se na obrigação de ser como um pai para seu irmão mais novo.
Gohan é o primeiro filho de Goku e Chichi. Seu nome foi escolhido por seu pai devido ao avô adotivo de Goku, que também se chamava Gohan. Foi o primeiro cruzamento de um Saiyajin com um ser humano, o que resultou em um ser muito poderoso. Apesar da personalidade calma, sempre estudando bastante e tentando evitar lutas, na saga de Cell, Gohan chega a mais poderoso que Goku, pois é o primeiro a descobrir a transformação do Super Sayajin 2. Na saga de Majin Boo, através do treinamento com Dai Kaioh Shin, Gohan libera todo o seu poder oculto e se iguala a Goku, sem a necessidade de se transformar em Super Sayajin. No Filler Dragon Ball GT, como a Terra ficou em paz, Gohan perde a capacidade de assumir a forma mística.
A esfera de 4 estrelas também é herança do avô de criação de Goku: Gohan usava-a na cabeça quando era pequeno.

] Saga Saiyajin

Gohan vivia calmamente com a família até que Raditz, irmão mais velho de Goku, aparece e ataca Goku e Piccolo, que resistem e juntos iniciam uma luta contra Raditz. Na batalha, Gohan se enfurece pela 1ª vez e desperta seu incrível poder, atingindo mais de 1.307 de Poder de luta, contra 1.200 de Raditz e 416 de Goku. Gohan acerta Raditz com um poderoso golpe, desestabilizando-no. Para derrotar o inimigo, Goku segura-o por trás e Piccolo aplica um Makankosappo no local onde Gohan havia lhe dado o golpe; assim, o ataque atravessa tanto Raditz como Goku, matando a ambos. Gohan momentaneamente fica perdido no local da luta, mas logo descobre que Piccolo está por lá com a missão de treiná-lo para a luta contra outros dois sayajins: Nappa e Vegeta. No início, Gohan era muito mimado e chorão, mas após o treinamento rigoroso de Piccolo, torna-se mais maduro e forte. Entretanto, o garoto não deixa de ser uma pessoa de personalidade calma. Com o tempo vai encarando os inimigos de forma a agir nas horas certas. Após um ano, Gohan ajuda bastante na luta com os sayajins, apesar de demonstrar um pouco de medo e insegurança. Piccolo chega até a mostrar todo o seu respeito pelo garoto, antes de morrer na mesma batalha.

 Saga Freeza

Gohan viaja para o planeta Namekusei (planeta natal de Piccolo) juntamente com Bulma e Kuririn, em busca das Esferas do Dragão de lá. Ele enfrenta mais batalhas contra os soldados de Freeza, Vegeta, as forças especiais Ginyu e o próprio Freeza sendo que depois o goku aparece e se trasforma em ssj pela primeira vez e derrota freeza en Namekusei destruida.

 Saga Cell

Na saga de Cell, Gohan treina com seu pai na Sala do Tempo, um universo paralelo onde só existe uma moradia: lá os guerreiros ficam e além disso só se vê o vazio. Nesta sala a gravidade é 10 vezes maior que na Terra e as temperaturas estão sempre muito altas ou muito baixas - por vezes há até fogo. Além disso, enquanto se passa um dia na Terra, passa-se um ano na Sala. Treinando neste local junto a Goku, Gohan alcança pela 1ª vez o nível Super Saiyajin. No torneio de Cell, o monstro decide "investir" no poder oculto do garoto, e começa a perturbá-lo ferindo seus amigos. Quando o C-16 sacrifica-se para ensinar Gohan que ele precisa lutar, Gohan chega ao nível Super Saiyajin 2 e massacra Cell. Mas o nível em que está muda sua personalidade, tornando-o convencido. Por causa disso, não derrota o monstro e Goku acaba tendo que se sacrificar para destruir Cell. Sua morte foi em vão, já que o vilão retorna mais forte graças às células Saiyajins em seu corpo. Cell retorna mais forte e fere Gohan. Logo tenta destruir o mundo com um grande poder, mas Gohan lança um Kamehameha mais forte do que o de Cell. Com o apoio moral (e talvez energético) de Goku, que havia morrido pouco antes, Gohan com apenas um braço usa todo o seu poder e vence Cell de uma vez por todas.

 Saga Majin Buu

Alguns anos depois, Son Gohan vai estudar em Satan City, cidade que tem esse nome porque todos acham que Mr. Satan derrotou Cell. Pouco depois, seus amigos desmascaram a identidade que Gohan tinha decidido tomar para lutar com os ladrões: O Grande Saiyaman. Sabendo disso, Videl, filha de Mr. Satan, pede que ele a treine para o Torneio; então Gohan decide treiná-la juntamente com seu irmão mais novo, Goten, que demonstra uma rápida facilidade em se transformar em Super Sayajin. Depois ele descobre que Goku também vai ao torneio e, em meio ao torneio de artes marciais, Gohan tem seu poder roubado por servos do mago Babidi. No planeta supremo, Gohan treina com o Sr. Kaioh de 15 gerações anteriores para derrotar Majin Boo. Ele libera todo o seu poder oculto, mas não se transforma em Super Saiyajin, tornando-se então um "Gohan místico". Gohan torna-se tão forte quanto um Super Saiyajin 3, humilhando Boo. Este, em momento de covardia, absorve Gotenks e se torna um ser muito poderoso em inteligência e força. Gohan acaba perdendo a luta contra este novo Majin Boo, tendo que ser socorrido por Goku, que tenta fazer uma fusão de brincos com seu filho. Majin Boo, em novo ato de covardia, absorve Gohan, e se torna o ser mais poderoso do universo. enquanto isso o senhor emah-dayo traz vegeta de volta do inferno para tentar destruir majin boo que encontra goku e se funde com este. Após Vegetto retirar Gohan e os outros de dentro de Boo, este torna-se mais fraco, em uma versão "Kid", mas muito maldosa. Mais tarde, o poder de Porunga ressucita todos as pessoas mortas por majin buu, e a inteligência de Vegeta foi posta à prova e Goku lança uma Super Genkidama em Kid Buu com a energia de todos os terráqueos e os namekuseijins (e uma boa parte do Outro Mundo) e elimina Kid Buu de uma vez por todas. E todos voltam à viver em PAZ.


                                             Vegeta


Vegeta (em japonês: ベジータ Bejīta?) é um personagem fictício da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. As primeiras aparições de Vegeta na franquia foram no mangá Sayōnara Son Gokū (em japonês: さようなら孫悟空 Adeus Son Goku?), publicado originalmente em 1988, e no sexto episódio do anime Dragon Ball Z, como o príncipe da raça praticamente extinta de guerreiros alienígenas, chamados Saiyajins. Vegeta foi um dos primeiros antagonistas da série, visando utilizar o poder das esferas para obter imortalidade e domínio sobre toda a galáxia. Após o surgimento de inimigos em comum, Vegeta se vê forçado a formar uma aliança com os protagonistas da série. Com o tempo, ele se torna um aliado fiel ao personagem principal da série, Goku. Vegeta é conhecido por sua rivalidade com Goku, pois apesar de todo seu treinamento e sangue real, acreditava que sua força e técnica eram inferiores às dele.
Vegeta surge na série como um orgulhoso príncipe da raça Saiyajin. Ele visita a Terra com Nappa com o intuito de utilizar as esferas do dragão para desejar a imortalidade.[2] Ele quase não escapa com vida de uma batalha contra Goku. Após se recuperar, Vegeta vai até Namek para fazer um desejo com as esferas: a imortalidade. Ao chegar, Vegeta elimina vários capangas de Freeza e alguns membros das Forças Especiais Ginyu. Posteriormente, é derrotado e morto por Freeza, mas revive com um desejo feito com as esferas. Vegeta decide ficar na Terra, começa um relacionamento com Bulma e se casa com ela, tendo depois um filho, Trunks.
Anos depois, Vegeta finalmente se torna Super Saiyajin e derrota com facilidade o Andróide #19, enviado para matar Goku. Porém, mesmo como Super Saiyajin, é derrotado pela Andróide #18. Depois, Vegeta treina com seu filho Trunks e derrota Cell, que havia absorvido o Andróide #17. Porém, sua arrogância acaba por permitir que Cell absorva a Andróide #18 e alcance sua forma perfeita. Vegeta não consegue derrotar Cell e é obrigado a participar de um torneio de artes marciais criado pelo mesmo, em que ajuda Gohan a derrotar Cell em sua forma perfeita.
Sete anos depois de tais acontecimentos, Vegeta se deixa consumir pelo poder do mago Babidi, com o objetivo de se tornar mais forte do que Goku. Mas quando o monstro Majin Boo renasce como resultado da energia liberada pela luta dos dois, Vegeta o enfrenta sozinho e se sacrifica tentando derrotar Majin Buu. Depois que Enma devolve a Vegeta seu corpo e o envia para Terra para derrotar Boo, ele se funde com Goku ao usar os brincos Potara, criando Vegetto, que supera a força de Boo. Eventualmente, ele é absorvido por Boo e a fusão acaba. Goku e Vegeta então recuperam os aliados que Boo absorveu, e após mais uma batalha, Boo é derrotado.
Em Dragon Ball GT, Vegeta é possuído por Baby e enfrenta Goku, mas eventualmente se separa do corpo de Baby após a destruição do mesmo. Quando Omega Shenlong surge no enredo, Vegeta se funde com Goku como Super Saiyajin 4 para formar Gogeta, que derrota Shenlong. Ao fim da série, Vegeta se despede de Goku, que lhe deixa a tarefa de proteger a Terra em seu lugar.


                                                                   Trunks     


Trunks Briefs  é um personagem fictício do mangá e anime Dragon Ball. Há dois Trunks na história: o alternativo que veio do futuro para mudar o passado e o Trunks que viveu numa época de paz.
Gohan foi o único que sobreviveu e treinou Trunks na esperança de vencerem os andróides. Depois de algum tempo, Gohan também foi morto pelos andróides. Posteriormente, furioso com a morte de Gohan, Trunks se transforma em Super Sayajin. Passados 3 anos, já tinha sido derrotado várias vezes pelos andróides e então, com uma máquina do tempo construída por Bulma, ele volta ao passado. Lá, ele encontrou Freeza e Rei Cold que invadiram a Terra em busca de Goku. Trunks derrota os dois facilmente, após se revelar como Super Saiyajin. Em seguida, ele chama Goku para uma conversa em particular, avisando sobre os Andróides e dando um remédio a Goku, para evitar que ele morra de uma doença no coração. Depois disso, Trunks volta ao seu futuro enquanto Goku e os outros treinam para derrotar os Andróides. Trunks volta ao passado e encontra os Guerreiros Z lutando com androides diferentes do seu futuro. Estes eram os Androides Nº 19 e Nº 20, (que na verdade, era o Dr. Maki Gero). Vegeta destrói o Andróide 19, mas o Dr. Gero escapa e chega até seu laboratório para despertar os Androides Nº 17 e Nº 18 (com um bocado de receio porque eles não obedeciam suas ordens). Ele construiu um controle para desligá-los caso não o obedececem. Mas, eles destroem esse controle, matam o Dr. Gero e despertam o Androide Nº 16 (um robô que Trunks nunca havia visto no futuro). Os androides ignoram os guerreiros Z e partem atrás de Goku (que estava doente na casa do Mestre Kame). Vegeta, muito confiante (pois já tinha transformado em super sayajin) foi atrás dos androides para lutar. A Androide 18 conseguiu derrotá-lo, enquanto o Nº 17, venceu Trunks e os outros Guerreiros Z, deixando eles a beira da morte.
A partir daí, Goku, que já se tinha recuperado, levou Trunks e Vegeta para treinar na Sala do Tempo, para superarem a força de um Super Sayajin. Com isso, Trunks ficou mais forte que o seu pai Vegeta, atingindo a forma Ultra Super Sayajin. Lá fora, Piccolo se fundiu com Kami-Sama dando origem a um Super Namekuseijin. Piccolo ficou sabendo que um novo ser tinha se formado, Cell. Cell derrotou Piccolo e conseguiu absorver o Andróide 17, evoluindo para a sua segunda forma. No entanto, Vegeta e Trunks aparecem e derrotam Cell facilmente. Pórem, por causa de seu orgulho, Vegeta deixa Cell fugir. Trunks tentou impedi-lo de absorver a andróide 18, mas não conseguiu, sendo impedido por Vegeta. Cell, agora com seu corpo perfeito, derrota Vegeta e também a Trunks. Já no torneio de Cell, Trunks foi assassinado por ele, após Goku teletransportá-lo para o planeta Kaioh e sacrificar sua vida.
Após Gohan vencer o poderoso Cell, Trunks foi ressuscitado pelas Esferas do Dragão. Trunks volta para o seu futuro e destrói os andróides 17 e 18 definitivamente. Algum tempo depois, Cell encontra Trunks próximo a Corporação Cápsula, e os dois vão para um lugar mais distante da cidade, já que a mesma estava sendo reconstruída . E Trunks o derrotou facilmente.